11 de outubro de 2009

Cidadã exemplar ou Lição da semana #2

Lá fui eu cumprir o meu dever/direito como cidadã exemplar. Animadíssima por votar mais uma vez numa freguesia onde não vivo mas que até nem desgosto, e depois de esperar pacientemente na fila metendo conversa com as pessoas todas que conheço (e tendo em conta que não vivo aqui nem sou propriamente daqui até conheço muuuuuuitas!), eis senão quando dou de caras com o presidente da mesa de voto e embatuco. Bolas, em 7 anos que cá voto teve de ser precisamente na última vez que vou ali votar que dou de caras com ele. Faço um meio sorriso e saio-me com um "Eu acho que devo votar aqui porque não sei do meu cartão de eleitor", pedindo encarecidamente a todos os santos anjos e arcanjos que a minha mãezinha que está precisamente atrás de mim não se aperceba de nada (ou ia logo tentar tirar nabos de uma púcara que não me apetece propriamente mexer...). Entrego-lhe o meu BI (se calhar já não se lembra do meu nome tão bem com eu ainda me lembro do dele) e enquanto vai dizendo o meu nome para os caríssimos colegas da mesa, eu arranco os papéis das mãos de um deles e raspo-me para trás do biombo. Por pouco não errei as cruzes, tão tantan que fiquei... Como é possível que passado tanto tempo, tantas histórias, tantas voltas na minha vida, ainda vacilei só de olhar para aquele homem para quem fui tão indelicada?
Torno à mesa, enfio atabalhoadamente os votos para dentro de uma urna que já está a abarrotar e ainda só são 14.30h, recebo o meu BI e viro costas para agarrar na minha primita e cumprimentar o resto da minha família que entretanto chegou.
Lição a tirar? Mudar rapidamente de freguesia mesmo que não faça o CC num futuro próximo... não me apetece mais encontros imediatos destes por enquanto!

0 caminhos: